A Busca pela Excelência
05/02/2020 às 09:34 / Fonte Divulgação / Por Luciano Salamacha
'Estabeleça seu próprio padrão' e outras nove regras para alcançá-la
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Por que algumas pessoas se destacam dentro de uma empresa? Por que são
incansáveis na entrega pelo melhor!
Às vezes, esse profissional recebe nome de chato, outras de
perfeccionista, mas essas pessoas na verdade estão em busca da excelência.
Excelência é uma palavra que vem do latim excellentiae. Ex
significa fora ou sobre e cellentiae significa subir, estar no alto. No
dicionário "excelência" tem muitos significados: erguer, ser superior, ter
grandeza, grau máximo de perfeição, grandeza, elevação, qualidade muito
superior, sinônimos sempre associados ao local supremo de estar algo ou alguém.
Podemos também interpretar a excelência em uma escala evolutiva
onde “bom” pode ter um posto a mais a ser alcançado e “ótimo” é o
estado máximo de desempenho. E o excelente? Excelente é psicologicamente,
um posto muito alto, inalcançável, onde imaginamos que poucas pessoas
possam estar. Mas, é possível alcançar o Olimpo das entregas perfeitas? Sim, e
para isso indico 10 regras para atingir a excelência.
1- Estabeleça seu próprio padrão de excelência. Quando você determina
quais foram as entregas que você desempenhou excelentemente, você terá algo a
se apoiar, em que se espelhar. Um histórico todo seu como uma espécie de
régua de avaliação. Algumas pessoas elegem níveis muito baixos e outras elegem
patamares inalcançáveis, gerando acomodação ou frustração. Por isso, eleja sua
própria régua.
2- Na dúvida, eleja um nível mais baixo de excelência para alcançar.
Neurocientificamente, se você estabelece um alvo e o atinge, automaticamente
sente-se cofiante para elevar o grau de dificuldade. Se estabelecer um nível
alto demais e não conseguir, a frustração pode ser decisiva para diminuir a
confiança em si mesmo. O fracasso pode ficar no seu histórico negativo, em suas
más experiências e, por consequência, pode impedir que tente de novo. A sua
régua de excelência se ajustará conforme a escalada na carreira.
Por outro lado, quando você atinge a meta de excelência, mesmo que
baixa, um neurotransmissor chamado dopamina manda estímulo para o cérebro com a
sensação de recompensa. A mensagem será “sim, eu posso” e a alegria e o prazer
impulsionam pra tentar mais vezes, uma espécie de propulsor para novos
desafios.
3 - Mire no horizonte e siga. Para que serve a linha do
horizonte? Serve pra ser um guia, um objetivo, um norte, uma referência. A
linha divisória. A excelência é seu horizonte, ou seja, uma busca eterna.
Esteja sempre em busca da superação. A busca pela excelência está
conectada a evolução pessoal e profissional.
4 - Venda o seu conceito de excelência . Deixe as pessoas trabalharem
por conceito e não por regra. Conceito justifica o porquê de uma conduta,
enquanto a regra determina apenas como se deve fazer. Venda os princípios do
seu grau máximo de qualidade. Assim você não engessa os padrões de ninguém em
busca da própria excelência.
5 - Não julgue as pessoas a sua volta pelo nível de excelência que elas
elegeram. Cada um sabe até onde podem alcançar. Saber das suas limitações, seus
temores e até onde arriscar é fundamental. Agir com soberba pode anular e
prejudicar o esforço de cada um pela busca da excelência individual.
6 – Flexibilize a excelência conforme sua escalada na empresa. Aprenda a
declinar de seu padrão de excelência para que os outros desenvolvam seus
próprios padrões. Não tente manipular as pessoas à luz do que você chama de
excelência. Claro, que colegas e subordinados têm de estar alinhados aos
conceitos que você utiliza na sua excelência, mas lembre-se: o grande gestor
não é o que engessa as pessoas, mas sim aquele que inspira a evoluírem em busca
do melhor resultado.
7- A excelência não é o que você oferece, mas o que o outro percebe.
Muitas vezes, um profissional pode estar orgulhoso de ter atingido um alto
padrão na entrega de um produto ou serviço, mas esse padrão pode não ser
reconhecido pelo cliente como de valor. Excelência tem que gerar valor ou
resultado para quem recebe e não apenas para quem elabora ou entrega. Você só
saberá o valor do que entrega se conhecer a escala do outro. Conhecer, o
receptor da entrega, o cliente é fundamental.
8 – Corrija o percurso. Se perceber algo errado no caminho que você
traçou até o topo pare e reveja. Os gargalos impedem o alcance da excelência. È
que a busca da excelência parte sempre de um objetivo a ser atingido e, muitas
vezes, as condições do ambiente impedem que isso seja alcançado. Logo, um profissional
deve agir sempre com flexibilidade em sua busca pela excelência
9 – Nunca perca o padrão de excelência para agradar o cliente, isso é
perder a personalidade profissional. Como resolver isso ? Faça três perguntas:
Você está violando os seus valores? Se sim, terá que se
questionar. Será que essa pessoa/cliente é importante para mim? Lembre-se que
um profissional somente consegue entregar o seu melhor quando a tarefa está
alinhada com seus valores pessoais. Em alguns casos, é preciso abrir mão do
cliente para manter seus princípios.
A terceira pergunta é: Você sabe qual é o melhor resultado para o seu
cliente? Se sim, deixe-o seguro que seu nível de excelência vai elevar o dele e
trazer bons resultados. Não sucumba! Isso porque o seu padrão de qualidade pode
ainda não ser do conhecimento do cliente e, portanto, não consegue vislumbrar
tudo o que você pode entregar.
10 - Prepare-se para atingir os resultados que planejou. Por incrível que
pareça algumas pessoas sentem-se motivadas para a busca da excelência e acabam
não se preparando para reconhecer quando o padrão foi atingido. É
importante manter o equilíbrio entre o que ofertou e o que está entregando.
Passar do ponto também é um erro a ser evitado.
Depois de todos esses conselhos, um alerta: “não importa o que você
faça, trabalhe sempre pelo melhor. Porque a busca da excelência é eterna.”