Publicidade

Especiais

Com Tudo Dentro

02/03/2020 às 10:08 / Fonte Fotos: Divulgação / Por Lidiane Gonçalves

Com Tudo Dentro
Apartamentos mobiliados se tornam opção prática e vantajosa para alugar


Tem um imóvel para alugar? Já pensou que mobiliar antes pode trazer vantagens? As duas principais são: conseguir locar mais rápido e com um valor maior que a média do mercado para aquele imóvel. Especialistas dizem que a procura por este tipo de habitação é grande, mas que ainda há pouca oferta. 

Estudantes, profissionais que estão vindo de outras cidades ou estados e pessoas que estão à espera que seu próprio imóvel fique pronto. Esses são alguns dos possíveis inquilinos. Afinal, para essas pessoas, é muito mais prático entrar em um imóvel sem a preocupação de fazer uma mudança e muito mais barato do que viver em um hotel, por exemplo. 

A arquiteta Silvana Freitas tem uma vasta experiência em aluguel de imóveis e dá algumas dicas para os proprietários que estão interessados em locar seu apartamento ou casa. “A princípio, o proprietário deve praticar o desapego, principalmente se já foi o seu lar. Ter em mente que se for alugar sem o mobiliário, o inquilino vai fazer à sua revelia, o que nem sempre é o melhor para o imóvel”, disse. 

Ela lembrou que mobiliar o imóvel, seja projetando ou não, agrega valor ao aluguel e diminui riscos de perfurações indesejadas nos revestimentos cerâmicos das áreas molhadas, bem como o risco de perfurações em canos e conduites elétricos. “Hoje em dia não há vantagens em deixar o inquilino mobiliar como quiser. Hoje em dia as pessoas estão procurando praticidade e menor custo. Quem vive no aluguel quer cada vez menos ter que adquirir móveis, para facilitar uma possível mudança de endereço”, argumentou. 


Cuidados do proprietário 

Quando se vai alugar um imóvel, o contrato é a garantia de que os acordos serão seguidos, por isso, é importante que tudo esteja contido nele. 

“Quando o imóvel está mobiliado, deve constar a descrição de todo o mobiliário e se possível com um anexo fotográfico de todos os ambientes. Quando o aluguel é por temporada, um nicho de mercado cada vez maior em cidades turísticas, é feito um inventário inclusive de toda a louça, talheres e utensílios domésticos e de decoração, onde o inquilino recebe uma cópia conferida na entrada e na saída, se responsabilizando por qualquer dano ocorrido, substituindo o item físico ou em valor referente”, explicou Silvana.


Projetando para alugar

Recentemente a arquiteta Jussara Chianca projetou um apartamento para alugar. Ela diz que algumas estratégias devem ser levadas em conta na hora de fazer um projeto deste tipo. “Criei ambientes leves e funcionais, criando uma decoração com um toque modernos, misturando cores – sempre predominando as neutras. A intenção é tornar o local agradável, que cause impacto positivo nos futuros inquilinos”, disse. 

Jussara explicou ainda que os ambientes têm que ser cleans e funcionais. “É muito mais fácil mobiliar um imóvel para alugar, pois não temos que nos preocupar com regras, desejos e inseguranças preestabelecidos quando conhecemos e até somos amigos dos futuros moradores”, comentou.

Ela disse ainda que as vantagens de ter um apartamento já mobiliado para alugar vão sempre prevalecer. “É interessante ressaltar que um profissional de arquitetura e urbanismo é sempre importante neste processo, independente da complexidade do projeto”, disse.


Aluguel mais rápido 

A esteticista Valéria Medeiros passou pela experiência de alugar um apartamento já mobiliado. O apartamento do qual é proprietária tem todos os cômodos projetados: três quartos, sala, cozinha e banheiros. Por isso, em menos de um mês após o anuncio que o imóvel estava para alugar, ela assinou contrato com um inquilino. 

No condomínio onde fica o apartamento de Valéria, outros imóveis que estavam disponíveis antes do dela não foram locados justamente por não terem móveis. “Alugamos muito rápido e por um preço superior ao que estavam pedindo nos outros apartamentos”, disse. 

O analista de sistemas Bruno Azevedo decidiu que era hora de mudar para um apartamento maior quando recebeu a notícia que seria pai, mesmo morado em apartamento próprio e todo projetado. Os planos dele e da esposa incluem comprar um novo apartamento em um ou dois anos, mas, enquanto isso não acontece, a estratégia foi procurar um apartamento para alugar que tivesse móveis. 

“Como nossos móveis são projetados, não poderíamos levar muita coisa. Por isso, sempre que íamos olhar os apartamentos, dávamos prioridade aos que já tinham guarda-roupas e móveis na cozinha. Achamos alguns com este perfil, mas muitos deles estavam com os móveis com má conservação. Encontramos então um com móveis da cozinha e guarda-roupas seminovos e esse foi um dos motivos que nos levou a alugar”, disse. 

Ele disse ainda, que nem chegou a anunciar o seu apartamento, quando um amigo soube da intensão da mudança e que o apartamento ficaria com móveis na cozinha, banheiros e quarto, fechou o negócio do aluguel. A praticidade hoje é uma moeda valiosa.