Publicidade

Especiais

Dois Mundos na Cozinha | Lubyanka Baltar

02/03/2020 às 08:39 / Fonte Foto: Divulgação / Por Renato Félix

Dois Mundos na Cozinha | Lubyanka Baltar
Nascida em João Pessoa e com 20 anos de Estados Unidos, a chef Lubyanka Baltar se destacou no  Master Chef Profissionais


O que é Lubyanka? É o nome do prédio da KGB, o serviço secreto soviético, em Moscou. Para muitos brasileiros, a resposta mais provável é “aquela participante do Master Chef que misturava inglês com português”. Participante do reality show culinário da Band em 2017, na versão para profissionais, Lubyanka Baltar nasceu em João Pessoa. Com mãe americana (e pai paraibano), passou 20 anos nos Estados Unidos até voltar ao país, há sete anos.

Ela chegou a comandar um restaurante na capital paraibana, a partir de 2010 e por quatro anos: parou quando engravidou da filha. Antes, foi modelo e decidiu se especializar na gastronomia como nova opção profissional. Estudou na Le Cordon Bleu e trabalhou em restaurantes de Miami. O Master Chef foi encarado como a possibilidade de voltar ao mercado.

Ela não chegou à final, mas repercussão teve muita. Sua mistura de duas línguas, refletindo suas culturas (o português tem um inegável sotaque), rendeu memes na internet, comentários no twitter, e caiu nas graças do público.

Mas ela também mostrou, naturalmente, sua perícia na cozinha. Em uma das provas de eliminação, com punição que a deixou com menos tempo para preparar seu prato, Lubyanka acabou tendo o melhor desempenho da prova.

“Os desafios têm me ensinado que parece que eu trabalho melhor com menos tempo e menos ingredientes”, disse ela, na ocasião, ao portal da Band. “Se estou com muito tempo, a minha cabeça viaja muito na maionese, não consigo buscar inspiração. Quando eu estou em situação adversa, eu foco mais, filtro e penso melhor”.

Ostentando o nome do prédio do serviço secreto soviético, Lubyanka não é mais um segredo para o Brasil. Em João Pessoa, no comando do Blue, ela já não era.

Mais matérias

Publicidade
Máxima Tecnologia